Nunca medique seu animal, principalmente com remédios caseiros e humanos, sem antes consultar o Veterinário.
Um cãozinho está apto a se reproduzir ao completar 10 meses, pois já atingiu a maturidade. Porém a reprodução ainda não é recomendada, pois o instinto reprodutivo (nos machos) e o maternal (nas fêmeas) ainda estão em desenvolvimento.
A primeira vacinação do cãozinho deve ocorrer aos 60 dias de vida. É aconselhável que se aguarde uns 20 dias após a última dose da vacina polivalente antes de colocar o cãozinho em contato com o mundo externo e com outros cães. É necessário esperar esse tempo para que a vacina faça efeito no organismo dele.
Na hora de ensinar ao cãozinho o lugar certo para ele fazer suas necessidades, faça o seguinte: coloque uma pilha de 3 ou 4 folhas de jornal que ocupem uma área um pouco maior que duas folhas abertas e mostre a ele que aquele é o local onde deve fazer suas necessidades. Conforme ele for acertando o jornal, diminua a área coberta até que ela fique do tamanho de uma folha fechada, para não ocupar muito espaço. Uma outra dica seria utilizar produtos específicos que podem ser pingados no jornal para estimular o cãozinho a fazer suas necessidades ali.
Antes de adquirir um animalzinho, procure se informar sobre a raça desejada. Veja se ela é a adequada para o espaço da sua casa/apartamento, se o condomínio onde você mora permite a criação de animais, se todos que moram com você estão de acordo, para que ele não sofra no futuro.
Para garantir uma pelagem sempre macia e brilhosa, proporcione ao seu cãozinho uma boa alimentação à base de ração.